19 de dezembro de 2012

XXII Congresso Nacional JSD









Nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro decorreu em Fátima, distrito de Santarém, o XXII Congresso Nacional da JSD. Este Congresso revelou ser de uma importância histórica para a JSD Vila do Conde, com uma participação inédita de 17 delegados da secção de Vila do Conde e também de alguns observadores. 

Pedro Mesquita, o primeiro vilacondense a fazer parte de uma Comissão Política Nacional, interviu e, no seu discurso, enalteceu o brilhante trabalho da JSD Vila do Conde nestes últimos anos, tendo em conta que é a maior JSD do país. O vogal da Comissão Política cessante aproveitou também para se despedir de toda a JSD, por limite de idade, chegando, assim, ao final de um ciclo político.

Ricardo Santos, o Presidente da JSD Vila do Conde, conseguiu mais um feito histórico para a JSD Vila do Conde, sendo eleito Vice-presidente da Mesa do Congresso Nacional da JSD, pela Lista A.

No XXII Congresso Nacional da JSD marcaram presença cerca de um milhar de jovens, num evento marcado pela eleição do novo líder da JSD, Hugo Soares, que substitui Duarte Marques no cargo.

O novo presidente da Juventude Social Democrata defendeu a revisão da Constituição portuguesa, sublinhando que este será um dos temas a introduzir na agenda política nacional durante o seu mandato. Eleito após um congresso que durou três dias, Hugo Soares sustentou que “cada geração precisa da sua Constituição e esta falhou porque não garantiu o Estado Social ou o desenvolvimento económico do país”, exortando a Juventude Socialista a juntar-se ao debate. O novo líder da JSD esclareceu também, que a atual discussão à volta da refundação do Estado Social, passa por abordar as questões de soberania, bem como de acesso à justiça, educação e saúde, avisando que as áreas do ensino e da saúde devem ser consideradas “intocáveis”.

Com três áreas temáticas prioritárias (Educação, Emprego e Empreendedorismo e Justiça Intergeracional e Estado Sustentável) e sob o lema “Hoje Construímos o Futuro”, o XXII Congresso Nacional da JSD contou com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sessão de encerramento. O primeiro-ministro revelou hoje, que até ao final do ano, vai ser apresentada à Assembleia da República uma proposta de lei que combata políticas públicas que gerem dívida e coloquem em causa direitos sociais dos portugueses. Pedro Passos Coelho admitiu ainda, que o ajustamento na economia portuguesa vai prolongar-se após o fim do programa de assistência financeira, que vigora em Portugal até Junho de 2014. Portugal deve ter "um discurso de mais exigência e não de batota como no passado (...) sem culpar os outros pelas nossas asneiras", salientou, rejeitando "o facilitismo, o despesismo e irresponsabilidade". Pedro Passos Coelho destacou a ideia de que "ninguém é austero por gosto", mas que é preciso render-se à evidência de que "quando o dinheiro da família acaba, não se pode ir ao casino, porque não se tem dinheiro para jogar".  

          A delegação da JSD de Vila do Conde considerou este Congresso bastante positivo e esclarecedor, congratulando-se com o reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta secção a nível nacional, ao elegerem Ricardo Santos para o cargo que irá desempenhar futuramente, à semelhança do que já tinha acontecido com Pedro Mesquita, no exercício de outras funções. Por este motivo, a JSD de Vila do Conde saiu reforçada deste XXII Congresso Nacional e o seu presidente, Ricardo Santos, remete esta prova de confiança demonstrada, relativamente a esta estrutura política, para toda a equipa que com ele trabalha, pelo empenho e dinamismo que sempre evidenciaram.

Sem comentários: